terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ENSINO NA EUROPA: Hoje, alunos pouco preparados... amanhã, péssimos profissionais

Quem acredita que é possível ser um bom aluno sem estudar? Há alguma possibilidade de entrar num já saturado mercado de trabalho sem estar qualificado? Confiaria num profissional que conseguiu o seu diploma sem jamais ter aberto um livro, tirado más notas ou jamais ter ido às aulas?

Parece ser que há quem ache que sim é possível. A Universidade de Sevilha, na Espanha, confia tanto que os seus alunos são fora de série que já não lhes obriga ir às aulas. Isso mesmo! A assistência dos alunos deixou de ser obrigatória para aprovar curso. Como se não fosse pouco, colar* agora não só é admitido como o professor não pode expulsar o aluno nem lhe retirar o exame.

Os alunos estão delirantes e os professores boquiabertos. Infelizmente, em lugar de se investir no futuro e em profissionais melhores e mais competitivos, alguns países europeus querem driblar os nada lisongeiros dados oficiais de "insucesso escolar", permitindo, assim, que o país se afunde ainda mais na mediocridade educativa e profissional, agudizada nas últimas décadas.

(*reproduzir fraudulentamente; plagiar)

Sugiro a leitura do artigo publicado no jornal espanhol La Vanguardia (19/01/2010):

http://www.lavanguardia.es/ciudadanos/noticias/20100119/53873073719/los-alumnos-de-la-universidad-de-sevilla-podran-terminar-su-examen-aunque-les-pillan-copiando-alvare.html

1 comentário:

  1. Sinais dos tempos. Outros absurdos já existem e vão existir sempre. A humanida é uma só. Mas a Grande Nave está chegando para recolher a espúria da Terra, que vai precisar de grande renovação e já está sendo preparada para isso.

    ResponderEliminar