quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 de Abril, dia de São Jorge, do livro e da rosa


Jorge em grego significa “aquele que trabalha a terra”. Catalunha foi nos seus alvores um país de homens dedicados à terra e às armas. Por isso São Jorge é o patrono deste país singular.

O mártir, por ser cavaleiro, foi escolhido como santo de devoção dos militares e da nobreza catalães.

Antigamente, as classes aristocráticas celebravam o dia de São Jorge com torneios quixotescos que excluíam as classes trabalhadoras. Nessas festas as senhoras eram obsequiadas com rosas.

Passados muitos séculos, o costume de ofertar uma rosa à mulher amada estendeu-se até aos dias de hoje, sendo um evento que se celebra em toda a Catalunha.

É uma festa com forte sentido nacionalista, sobretudo porque durante muito tempo a nacionalidade catalã foi-lhe negada aos indivíduos desse país, cujo símbolo mais destacado era a bandeira pendurada nas casas das vilas.

23 de Abril coincide com o dia do livro, que comemora a morte de Miguel de Cervantes, e cujo objectivo é, a par de conservar uma tradição que já faz parte do folclore do país, promover uma das ferramentas mais importantes do desenvolvimento educacional da Humanidade: a leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário