terça-feira, 28 de abril de 2009

OMS eleva o nível de alerta da gripe suína para 5!



O Comité de Emergência, criado em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional (2005), realizou a sua terceira reunião a 29 de Abril de 2009, elevando para 5 o nível de alerta; o que significa que há o risco de transmissão entre pessoas com risco de pandemia iminente.

De acordo com um relatório oficial da OMS, divulgado na sua página web, a decisão de elevar o nível de alerta é uma consequência da profunda análise dos dados disponíveis até ao dia de hoje sobre focos confirmados de gripe suína A/H1N1 nos Estados Unidos, no México e no Canadá. O Comité também considerou os relatórios sobre uma possível propagação a outros países.

Seguindo o conselho do Comité, o Director-Geral da OMS decidiu o seguinte:

- O Director-Geral elevou o nível de alerta de pandemia de gripe de 4 para 5.

- A mudança para um nível de alerta de maior indica que a probabilidade de alcançar o estado de pandemia aumentou, mas não significa que seja inevitável.

- Enquanto dispuser de mais informação, o nível de alerta pode retroceder ao 4 ou passar ao seguinte nível, o 6, máximo nível de alerta e em que se considera que a situação é pandémica.

Esta decisão baseou-se, principalmente, em dados epidemiológicos que demonstraram a transmissão entre indivíduos e a capacidade do vírus de gerar surtos nas cidades.

- Dada a presença generalizada do vírus, o director-geral considerou que conter o surto não é viável. A actual ênfase deve ser colocada em medidas.

- O director-geral não recomendada fechar as fronteiras e restringir as viagens internacionais. Considera-se prudente que as pessoas doentes só façam viagens internacionais mais adiante e que as que tenham sintomas após uma viagem internacional consultem um médico.

- O director-geral considerou que a produção da vacina contra a gripe sazonal deve continuar neste momento, podendo ser reavaliada se a situação evolui. A OMS irá facilitar o processo necessário para desenvolver uma vacina eficaz contra o vírus A/H1N1.

- O director-geral destacou que todas as medidas devem estar em conformidade com o objectivo e o âmbito de aplicação do Regulamento Sanitário Internacional.

2 comentários:

  1. será que eu estou com a gripe suína?

    ResponderEliminar
  2. Querido Anónimo

    Se acha que contraiu a gripe suína, o melhor é acudir ao médico o antes possível. Cuide-se muito, viu?

    ResponderEliminar