segunda-feira, 27 de abril de 2009

OMS em Alerta pela Gripe Suína


A gripe suína é a grande preocupação da Organização Mundial da Saúde hoje, que alerta para a situação, considerada muito grave e de alto risco pandémico. 

Nos Estados Unidos são já 20 as pessoas infectadas pelo vírus da gripe e o país decretou estado de emergência médica. Enquanto isso, no México, as vítimas mortais superam a centena e mais de 1.300 pessoas podem estar infectadas. As autoridades mexicanas não descartam a possibilidade de novos casos graves e mortais para as próximas horas. 

Em todo o mundo detectaram-se casos de gripe suína. O Canadá é para já o terceiro país em número de infectados, e em França, Nova Zelândia e Israel há pessoas com os sintomas da doença e em estado de observação. Em Espanha são 19 as pessoas infectadas e o governo desaconselha as viagens aos Estados Unidos e ao México. Os países da União Europeia avisam da tomada de medidas em bloco para deter a expansão da gripe. Em Portugal, a Direcção-Geral de Saúde definiu as directrizes que os médicos deverão adoptar caso haja pacientes infectados, mas afirma que até ao momento não há casos no país. 

Rússia, Japão e China reforçam os controlos aéreos e as Filipinas e a Coreia do Sul anunciam aumentar os controlos sanitários sobre as importações de carne oriundas dos Estados Unidos e do México. 

Os países membros do Mercosul e os restantes países das Américas do Sul e Central instalaram para já controlos especiais nos portos e aeroportos para todos os passageiros vindos do México. 

Sem comentários:

Enviar um comentário